Gestão de recebíveis: 5 dicas para não ficar no vermelho

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Dicas para gestão de recebíveis

 

Fazer uma gestão de recebíveis assertiva pode ser um fator decisivo em um momento de crise e estruturação de planos de crescimento, além disso, vai ajudar a sua empresa a não ficar no vermelho. 

Veja abaixo algumas dicas objetivas que podem te ajudar nesta missão. 

1. Saiba quando e como irá receber

A base da boa gestão de recebíveis é saber e controlar os pagamentos de seus clientes. Esse planejamento vai ajudar a sua empresa a programar pagamentos, compras de insumos, reposição de estoque e até mesmo nortear campanhas de novas aquisições e estratégias de crescimento da empresa como um todo.
Além disso, saber quando terá acesso aos recebíveis, é muito importante para nortear o cálculo de necessidade de capital de giro e o planejamento preditivo de gastos e investimentos. 

2. Não se perca no acompanhamento

Não basta apenas saber de cabeça e anotar em um papel perdido no fundo de uma gaveta. Crie planilhas de acompanhamento, alimente e monitore as entradas e saídas do seu caixa, assim você poderá prever a necessidade de ações para não ficar no vermelho. 

3. Faça um bom planejamento preditivo

Prever os imprevistos que podem surgir e balançar o caixa da sua empresa é o indicativo de uma boa gestão de recebíveis. Tenha sempre uma reserva para lidar com situações inesperadas. Essa reserva preditiva pode, inclusive, salvar a sua empresa em um momento de crise. 

4. Aumente a retenção de clientes

Fidelizar um cliente é sempre mais barato do que conquistar novos. Além disso, a retenção tem um peso enorme no bem-estar do caixa da empresa e na sua boa gestão de recebíveis. Veja algumas dicas que podem ajudar na retenção de clientes:

  • Conheça o seu cliente e dessa forma, entenda as necessidades dele
  • Integre o seu cliente e ofereça a melhor experiência
  • Invista no treinamento da sua equipe de vendas
  • Tenha um bom planejamento de estratégias de pós venda
  • Mantenha contato  com o seu cliente
  • Ouça o que o seu cliente tem a dizer

5. Antecipe seus recebíveis

Antecipar recebíveis pode ser uma solução para aumentar a sua carteira de clientes. Se hoje a sua empresa deixa de fazer negócios com aqueles grandes clientes PJ que querem um prazo de pagamento maior, sobretudo, por conta do desfalque que terá entre recebimento e as quitações de pagamentos de fornecedores, o problema pode ser resolvido através da antecipação.

Aqui na Antecipa Fácil, o processo de antecipar suas duplicatas é feito de forma online em um processo seguro, legal e confidencial, através da nossa conta consignada. Isso significa que você poderá antecipar hoje o que os seus clientes pagarão no futuro e eles não serão notificados dessa operação, preservando seus contratos, fazendo sua empresa crescer ainda mais e beneficiando a sua gestão de recebíveis. 

 

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