Como calcular a margem de lucro da sua antecipação de recebíveis?

Uma operação de antecipação de recebíveis é um recurso que deve ser utilizado com cautela. Após verificar todos os benefícios e as motivações de uso é preciso calcular a margem de lucro. Neste artigo você vai aprender como realizar essa operação.

O que é antecipação de recebíveis e por que calcular a margem de lucro?

A antecipação de recebíveis é uma boa alternativa para as empresas.

Ouve-se falar em antecipação de recebíveis no mercado financeiro, mas muitos talvez não saibam o que é e como funciona essa forma de obtenção de capital de curto prazo. A antecipação de recebíveis é uma boa alternativa para que as empresas possam garantir as vendas a prazo para seus clientes e antecipar os valores por meio de instituições destinadas a esse fim.

Com essa operação, os compromissos de compra e venda realizados pelas empresas através de cheques pré-datados, carnês, cartões de crédito etc. são adiantados e transformados em recursos imediatos para que a empresa possa arcar com as obrigações.

Deve-se ter cuidado com operações dessa natureza, pois há descontos nos títulos que são cedidos às instituições financeiras. Por isso, se faz necessário uma boa avaliação da margem de lucro dos produtos. A margem de lucro bruta é o valor obtido entre lucro bruto dividido pela receita total. O lucro bruto é a receita total menos os custos do produto ou serviço.

Resumindo, uma antecipação de recebíveis ocorre quando uma empresa cede seus títulos de vendas a prazo para uma instituição financeira e esta paga pelos títulos um valor mediante desconto. Essa operação é muito utilizada no mercado e permite que o comércio possa ter capital de curto prazo para manter a empresa na competitividade.

Já discutimos sobre o que é uma antecipação de recebíveis, agora vamos entender o que é margem de lucro e porque calculá-la.

Diferença entre lucro e margem de lucro

Primeiramente, vamos entender o que é lucro. Lucro é o valor que sobra das vendas dos produtos ou serviços após subtrair todos os gastos que a empresa teve para a disponibilização no mercado. A margem de lucro mede quanto a empresa fatura com as vendas e o valor é embutido no preço final dos produtos ou serviços.

Parece um pouco confuso, não é mesmo? Mas para um melhor entendimento vamos pensar da seguinte forma: a margem de lucro não precisa ser alta para que a empresa tenha um lucro alto. Pode-se obter um bom lucro, mesmo com a margem de lucro baixa, se o volume de vendas for alto.

Vamos entender através de um exemplo simples:

Receita Total = R$ 10.000,00
Custos = R$ 3.000,00
Lucro = 10.000,00 – 3.000,00 = R$ 7.000,00
Margem de Lucro = 7.000,00 / 10.000,00 = 0,7 x 100 = 70%

No exemplo acima vimos que a receita total das vendas foi 10 mil reais, após subtrair os gastos desse valor, obteve-se um lucro de 7 mil reais. Para calcular a margem de lucro basta dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100. Logo obtivemos uma margem de lucro de 70% com as vendas dos produtos.

Essa margem pode variar muito dependendo do mercado, da concorrência e da aceitação dos consumidores. Em um mercado muito concorrido, pode-se deixar a margem de lucro baixa e ganhar mais com o volume de vendas, utilizando os preços para atrair os clientes para sua empresa. Mas se seu produto ou serviço for inovador, pode-se manter uma margem de lucro alta e garantir um bom lucro.

Como vimos, é muito importante que se calcule a margem de lucro pois com ela você saberá quanto de lucro sua empresa terá com a venda de cada produto ou serviço. Dessa forma poderá tomar decisões importantes para a o futuro de sua empresa. Podendo aumentar ou diminuir essa margem de acordo com a análise de mercado.

Saber calcular a margem de forma precisa irá ajudar sua empresa a se sobressair diante de um mercado concorrente, no qual a luta para manter preços e produtos atrativos se torna cada vez mais acirrada.
No próximo tópico, iremos te ajudar a calcular a margem, porém é importante ressaltar que para tomar decisões estratégicas para sua empresa não basta apenas a análise desses dados. É preciso verificar outros fatores, internos e externos à empresa, para que se tome a melhor decisão. Mas saber realizar um bom cálculo de margem de lucro já é um grande passo.

Como calcular a margem de lucro de uma antecipação de recebíveis?

É importante realizar o levantamento das informações do produto.

Chegou a hora de aprendermos como realizar o cálculo, mas antes disso você precisa entender bem como funciona o seu negócio. Faça o levantamento das seguintes informações do produto: despesas fixas, despesas variáveis, mão de obra, capital para crescimento etc.

O cálculo do preço de venda, ou seja, o preço final para o consumidor é composto pela seguinte fórmula: Preço de Venda = Custo + Lucro + Despesas Variáveis

Os custos com o produto é obtido através de informações contábeis, como gastos com funcionários, água, luz, estoque etc. O lucro você poderá determinar por produto ou por hora de serviço, ou ainda em percentual sobre as vendas. As despesas variáveis precisam ser muito bem avaliadas, pois podem variar de acordo com fatores internos e externos à empresa. Elas compreendem impostos, comissões, fretes etc.

Com esses dados em mãos tem-se o preço de venda. É muito importante que esse preço formado seja comparado com a concorrência. Se ficar muito alto, é preciso analisar alguns fatores, pois há riscos de sua empresa perder vendas devido ao preço elevado.

Analise alguns fatores para que o preço do seu produto ou serviço fique nivelado com o mercado. Verifique se há excesso de custos mercadológicos, se a formação do preço está correta em todas as fases, se os tributos estão corretos e se a margem de lucro está compatível com produto.

Depois que formação do preço de venda estiver compatível com o mercado, está na hora de analisar outro fator: se o preço cobrirá as despesas com vendas a prazo, principalmente se houver antecipação de recebíveis. Como as instituições financeiras cobram taxas para realizar a antecipação, é preciso garantir que mesmo com essa cobrança sua empresa terá um bom lucro.

Se você trabalha com operações de antecipação de recebíveis, é preciso incluir no preço final de vendas as taxas e os encargos que terá com a antecipação. Lembre-se que quanto mais longo for o parcelamento de suas vendas, mais altas poderão ser as taxas e os encargos cobradas pela instituição financeira.

Como vimos, esse cálculo é importante para planejar qual vai ser o investimento feito e o seu resultado no futuro.

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