8 dicas de marketing para pequenas e médias empresas

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Sabemos que esse momento que estamos passando traz muitas incertezas, mas ele também proporciona a oportunidade de dar novos significados à crise e de buscar caminhos e soluções para sairmos desse período ainda mais fortes. Não desista!

Separamos algumas dicas de marketing para que você possa implementar na sua empresa com os recursos que você tem ou investindo muito, muito pouco. Vamos lá?

Entenda o seu negócio

Parece besteira começar com um tópico assim, não é? Você deve estar pensando “eu entendo do meu negócio!”. Mas aí queremos te perguntar: você entende mesmo? Consegue responder rapidamente às  perguntas abaixo? Pois é a partir do entendimento completo de “o que é a minha empresa” e “o que ela entrega/faz” que você poderá ter uma comunicação mais assertiva com os seus clientes.

  • O que é o meu negócio?
  • O que eu vendo?
  • Qual o meu público alvo?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Quais os benefícios do meu negócio em relação à concorrência?
  • Os meus desafios, quais são?
  • E as minhas oportunidades de negócios?
  • Quais problemas eu tenho na minha empresa que me impedem de avançar?

 

Analise seu público alvo

Entender sem achismos quem é o público alvo e analisá-lo (as pessoas a quem o seu produto se destina), são pontos principais antes de começar a fazer qualquer ação de marketing. 

Responda a essas perguntas que vão te ajudar a definir  e depois fazer algumas análises sobre esse público para que seja possível explicar para ele com clareza sobre os seus serviços e desenvolver uma linguagem que conecte a sua empresa ao seu público alvo:

  • São pessoas físicas (B2C) ou jurídicas (B2B)?
  • Se são jurídicas, quem é o meu foco dentro da empresa?
  • Em sua maioria, são homens ou mulheres?
  • Qual a idade média?
  • De onde são essas pessoas?
  • Qual a escolaridade?
  • Como essa pessoa encontra serviços/produtos como o meu?
  • Por que elas escolheriam o meu serviço/produto?
  • Quais são os problemas que ela tem que o meu serviço/produto pode solucionar?
  • Quais são os melhores canais de comunicação para se relacionar com ela?

 

A melhor dica de marketing: comece a se relacionar

Depois de fazer uma análise sobre o seu negócio, entender o seu mercado, suas oportunidades, seus desafios, entender quem é de fato a sua concorrência, quem é o seu público alvo e os melhores canais de comunicação para se relacionar com ele, chegou a hora de mostrar seu negócio ao mundo e interagir com o seu consumidor. As próximas dicas serão exclusivamente sobre isso.

 

Mantenha contato com o seu cliente

Sabemos que durante a quarentena, alguns negócios congelaram e as vendas caíram drasticamente para alguns setores e empresas, mas você não deve parar de fazer uma comunicação assertiva com o seu cliente. Como dissemos, se relacionar é fazer marketing. 

Estude uma forma não invasiva de comunicação com seu público alvo que o faça lembrar do seu negócio e da sua empresa de forma positiva, pense: 

  • Qual a dor do meu cliente agora? 
  • O que eu posso fazer para ajudá-lo? 
  • Que tipo de conteúdo ou informação eu posso dar a ele? 
  • Por quais canais devo interagir com ele? E-mail mkt, redes sociais, site, blog, ligações, whatsapp, sms?

 

Ferramentas gratuitas ou bem acessíveis para estabelecer presença digital

Talvez para sua empresa a realidade atual não permita a contratação de uma empresa especializada em marketing e comunicação. Enquanto as coisas não se estabilizam para que você possa realizar a contratação de profissionais especializados nesse serviço, existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a manter uma boa presença digital, vender na internet e se relacionar com seu público alvo:

 

Crie seu site e comece a vender na internet

WIX: Criador de sites [possui plano gratuito]

Essa ferramenta é bem intuitiva e através dela você vai conseguir criar o seu site ou e-commerce sem muito trabalho e sem precisar investir muito nesse momento. O WIX possui uma conta gratuita, mas é possível deixar seu site mais profissional com um domínio da sua empresa através de mensalidades a partir de R$6.

 

Interaja nas redes sociais

As rede sociais se tornaram grandes aliadas das empresas, mas antes de você começar a interagir nas redes sociais é necessário entender algumas coisas:

  • Rede social é para se relacionar, então antes de vender qualquer serviço, se relacione com o seu cliente, entregue informações relevantes para ele;
  • Saiba o que interessa ao seu cliente;
  • Qual rede social é mais efetiva para se relacionar com o seu cliente;
  • Quais dias e horários?
  • Qual tipo de linguagem a sua empresa deve se comunicar com ele? (técnica, formal, informal, sério, divertido, descontraído) Lembrando que isso também pode mudar para cada segmento de público alvo e para cada rede social também.

 

Gere conteúdo para redes sociais da sua empresa

Se você deseja começar a gerar conteúdo, mas não possui verba para investir nesse serviço no momento, é possível começar com os recursos que você tem através de plataformas acessíveis ou até mesmo gratuitas:

Canva [Possui plano gratuito]

Através do Canva você pode criar artes incríveis para as redes sociais. A plataforma conta com mais de 8.000 modelos gratuitos para você começar hoje mesmo a criar postagens para as redes sociais da sua empresa e se relacionar com o seu cliente. 

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