Sabemos que esse momento que estamos passando traz muitas incertezas, mas ele também proporciona a oportunidade de dar novos significados à crise e de buscar caminhos e soluções para sairmos desse período ainda mais fortes. Não desista!
Separamos algumas dicas de marketing para que você possa implementar na sua empresa com os recursos que você tem ou investindo muito, muito pouco. Vamos lá?
Parece besteira começar com um tópico assim, não é? Você deve estar pensando “eu entendo do meu negócio!”. Mas aí queremos te perguntar: você entende mesmo? Consegue responder rapidamente às perguntas abaixo? Pois é a partir do entendimento completo de “o que é a minha empresa” e “o que ela entrega/faz” que você poderá ter uma comunicação mais assertiva com os seus clientes.
Entender sem achismos quem é o público alvo e analisá-lo (as pessoas a quem o seu produto se destina), são pontos principais antes de começar a fazer qualquer ação de marketing.
Responda a essas perguntas que vão te ajudar a definir e depois fazer algumas análises sobre esse público para que seja possível explicar para ele com clareza sobre os seus serviços e desenvolver uma linguagem que conecte a sua empresa ao seu público alvo:
Depois de fazer uma análise sobre o seu negócio, entender o seu mercado, suas oportunidades, seus desafios, entender quem é de fato a sua concorrência, quem é o seu público alvo e os melhores canais de comunicação para se relacionar com ele, chegou a hora de mostrar seu negócio ao mundo e interagir com o seu consumidor. As próximas dicas serão exclusivamente sobre isso.
Sabemos que durante a quarentena, alguns negócios congelaram e as vendas caíram drasticamente para alguns setores e empresas, mas você não deve parar de fazer uma comunicação assertiva com o seu cliente. Como dissemos, se relacionar é fazer marketing.
Estude uma forma não invasiva de comunicação com seu público alvo que o faça lembrar do seu negócio e da sua empresa de forma positiva, pense:
Talvez para sua empresa a realidade atual não permita a contratação de uma empresa especializada em marketing e comunicação. Enquanto as coisas não se estabilizam para que você possa realizar a contratação de profissionais especializados nesse serviço, existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a manter uma boa presença digital, vender na internet e se relacionar com seu público alvo:
Essa ferramenta é bem intuitiva e através dela você vai conseguir criar o seu site ou e-commerce sem muito trabalho e sem precisar investir muito nesse momento. O WIX possui uma conta gratuita, mas é possível deixar seu site mais profissional com um domínio da sua empresa através de mensalidades a partir de R$6.
As rede sociais se tornaram grandes aliadas das empresas, mas antes de você começar a interagir nas redes sociais é necessário entender algumas coisas:
Se você deseja começar a gerar conteúdo, mas não possui verba para investir nesse serviço no momento, é possível começar com os recursos que você tem através de plataformas acessíveis ou até mesmo gratuitas:
Canva [Possui plano gratuito]
Através do Canva você pode criar artes incríveis para as redes sociais. A plataforma conta com mais de 8.000 modelos gratuitos para você começar hoje mesmo a criar postagens para as redes sociais da sua empresa e se relacionar com o seu cliente.
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