como aumentar a presença digital

3 passos para aumentar a presença digital

3 passos para aumentar a presença digital

Se você já nos acompanha aqui e nas redes sociais, você já nos ouviu falar – e provavelmente já sabe, sobre a importância da presença digital. 

Mas se você está chegando agora, não se preocupe, nesse artigo você vai entender a importância de ter presença digital e 3 passos práticos para você começar e/ou otimizar esse escopo na sua operação.

 

O que é presença digital? 

Vivemos num mundo digital, você aceitando ou não, é uma realidade. Mesmo que sua operação seja 100% “analógica” e lucrativa, não se acomode, o mundo está mudando em velocidade de cruzeiro. 

A presença digital é o quanto a sua empresa está digitalmente ativa. 

É possível encontrar sua empresa nos mecanismos de busca? Você já tem ao menos um site? As suas redes sociais são minimamente atualizadas? Os seus processos são digitais ou você ainda utiliza papel e caneta, ou mesmo um Excel local? 

Se a resposta para a maior parte dessas perguntas foi “não”, levante a bandeira de alerta e siga os passos abaixo. 

1. Site e E-mail corporativo

Pode parecer que é falar o óbvio, mas acredite, ainda tem empresários que acham um site desnecessário. 

Essa cultura ainda é muito persistente no meio industrial e altamente nociva. 

Hoje, muito mais que antes, está incrivelmente fácil criar um site e e-mail corporativo. Ao contratar uma hospedagem, que normalmente tem custo ínfimo mensal (em média R$29,90) você é capaz de utilizar uma plataforma NoCode (sem necessidade de saber programar) como o wordpress e ter um site em pouquíssimo tempo. 

O e-mail corporativo também é bem simples de ser feito na própria hospedagem. Acredite, essa simples ação já lhe colocará em posição muito mais competitiva de confiança empresarial que a maioria das empresas que não tem nenhuma presença digital.

 

2. Google meu negócio e Redes sociais

Além do site, outra forma incrível de aumentar a presença digital é através do Google meu Negócio.

Você com certeza já reparou que algumas empresas e locais, quando buscados no Google, o resultado é como esse da imagem abaixo. 

como aumentar a presença digital
como aumentar a presença digital

Com poucos passos simples você pode garantir uma melhor colocação na busca orgânica e facilitar o acesso físico ao seu endereço, se for o caso.

Para finalizar esse “setup básico”, se você ainda não tem nenhuma rede social, esse é o momento de começar.

Mesmo que seu segmento seja mais “tradicional”, o mínimo aceitável é que você tenha e mantenha minimamente atualizado o Linkedin.

Mas por mais difícil que seja imaginar, chegará o tempo – e não está distante, onde até mesmo as indústrias estarão em redes como o Tik Tok.

 

3. Sistema de gestão (ERP)

Essas palavras ERP, CRM, Open Banking talvez possam lhe causar desconforto. Mas antes de pensar nas dificuldades, pense no tanto de benefícios que a sua empresa terá ao digitalizar seus processos internos. 

E além dos inúmeros benefícios operacionais como:

  • Maior controle operacional
  • Previsibilidade de receita
  • Visão financeira
  • Planejamento 
  • Antecipação

Ao digitalizar a sua operação utilizando um ERP por exemplo, que também é chamado de sistema de gestão, você tem mais capacidade de demonstrar os números do seu negócio e consequentemente, ter acesso a melhores oportunidades de crédito. 

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